Sua dívida prescreveu? Saiba o que acontece a partir de agora
Sua dívida prescreveu e você acha que agora está tudo certo com o seu nome? Bom, a coisa não é bem assim que acontece. Isso porque, com a prescrição da dívida, o nome até pode voltar a ficar limpo, mas ainda existem alguns prejuízos a serem enfrentados por conta disso.
Apesar do nome ficar limpo a dívida continua correndo. Ou seja, juros continuarão a ser cobrados em cima do valor devido.
Além disso, ainda que a sua dívida tenha prescrito, o seu nome ficará com restrições que poderão dificultar a execução de processos, como a solicitação de linha de crédito em instituições bancárias, por exemplo.
Para saber como realmente fica sua situação com a sua dívida prescreve, continue acompanhando esse post e veja tudo em relação ao assunto.
A dívida prescreveu, o que o cobrador pode fazer?
Assim que a sua dívida prescreveu, o seu nome deixou de estar na lista de negativados (SPC e Serasa). Esse é o principal problema que os contribuintes enfrentam quando ficam inadimplentes.
A partir do momento em que fica negativado, você acaba tendo dificuldades de conseguir empréstimos, solicitar cartões de crédito e até mesmo aprovação para alugar ou comprar um imóvel.
Mas, quando a dívida prescreveu, isso acaba voltando a ser possível.
Contudo, o cobrador pode entrar com procedimentos para obriga-lo a pagar a sua dívida. Se ele entrar com uma cobrança judicial, você passa a estar descumprindo uma ordem da justiça ao não pagar o valor devido.
Isso pode gerar uma série de consequências, incluindo o bloqueio de bens.
Além disso, uma vez que o cobrador entra com uma cobrança judicial, o tempo de prescrição de 5 anos não vale mais. O tempo que passa a contar é o da tramitação do processo.
E o pior é que o cobrador pode entrar com uma ação dessas até um dia antes da dívida prescrever.
O cobrador pode fazer alguma coisa depois que a dívida prescreveu?
Muita gente acha que uma vez que a dívida prescreveu, o cobrador não pode fazer mais nada, além de aceitar o prejuizo.
Contudo, ele pode dar inicio a várias ações visando à quitação da dívida por parte do devedor, tais como ligar, mandar cartas ou propostas de renegociação de dívidas. Mas é importante que isso não seja feito de maneira abusiva.
Quais são as consequências de não pagar a dívida prescreveu?
Se a dívida prescreveu e você ainda não efetuou o pagamento dela, então a dívida ficará no histórico do banco onde você contraiu a mesma.
Com isso, a instituição responsável pode intervir com uma série de medidas, que vão desde oferecer juros altíssimos, considerando a sua ficha de mal pagador, até mesmo negar linhas de crédito.
Além disso, ter dividas prescritas também acaba baixando o seu Score que é um indicador que aponta o grau de inadimplência do consumidor conforme o seu histórico.
O que fazer se a dívida prescreveu, mas eu quero regularizá-la?
Muitas pessoas não conseguem organizar sua vida financeira dentro do prazo de 5 anos. Mas, quando a dívida prescreveu e, ainda assim, elas têm o desejo de regularizar tudo e ter o nome limpo e ativo no mercado, existem meios de tornar isso possível.
Nesse caso, basta entrar em contato com a empresa onde a dívida encontra-se ativa e providenciar a sua quitação. Geralmente elas oferecem boas condições para quem vai pagar à vista.
Por isso, ainda que a sua dívida prescreveu, não deixe de tentar colocar o seu nome em dia.