Saiba como realizar o saque-aniversário FGTS
Através desse artigo, estaremos mencionando tudo que precisa saber sobre o saque-aniversário do FGTS.
Esse saque é uma das modalidades concedidas pelo Governo Federal, a qual é permitida a retirada de determinado valor no mês de aniversário.
De forma que todo trabalhador em seu mês poderá ter acesso a esse benefício do FGTS, com toda tranquilidade, ou seja, sem inúmeras burocracias.
Segundo dados do Ministério a Economia e da Caixa Econômica Federal, cerca de 9,9 milhões de brasileiros optaram por esse saque esse ano.
De contra partida no ano anterior o número de resgates foi cerca de R$ 17,8 bilhões, o que é calculado que 9,7 milhões de pessoas receberam.
Entretanto, existem brasileiros que dizem que esse saque tem suas vantagens e desvantagens, mas estaremos esclarecendo tudo referente ao assunto.
Também falaremos sobre as regras obrigatórias do benefício, e quem poderá adquiri-lo. Confira!
Entenda melhor o saque-aniversário FGTS
A princípio, esse excelente projeto foi criado no ano de 2019, para que todo cidadão trabalhador pudesse ter acesso a um determinado valor.
Esse valor é o que a empresa que o cidadão trabalha deposita mensalmente em sua conta, mais conhecido como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Sendo assim, o Governo permitiu que uma vez ao ano fosse retirado esse saque de acordo com a Lei de n°13.932/2019.
Mas, vale lembrar que só é permitido retirar apenas uma parte desse saldo e de acordo com o valor que está em sua conta.
O que podemos observar com esse projeto é que a cada dia evoluímos, pois hoje o brasileiro pode retirar seu FGTS de aniversário.
Bem diferente de anos atrás, em que o mesmo só poderia ser sacado nos seguintes casos:
- Em sua aposentadoria;
- Se tivesse do Governo autorização de emergência;
- Em financiamentos de casas;
- Ou no caso de recisão de contrato trabalhista, quando sai da empresa sem justa causa.
Conheça as regras
Sob o regime da CLT, que significa Consolidação das Leis de Trabalho, podem requerer o saque do FGTS de aniversário.
Mas, vale lembrar que referente a migração não é obrigatoriedade e sim opcional.
Um outro ponto bem importante é que se optar em aderir o saque-aniversário, mesmo que venha ser demitido sem justa causa, não terá como sacar o valor total.
Sendo assim, no seu desligamento da empresa, terá direito apenas em 40% de multa em cima do quantia depositada em sua conta.
Mesmo assim, ainda existe a probabilidade de desistência, mas a migração somente será possível, após o período de 2 anos a data de adesão.
Por esse motivo orientamos, que antes de tomar a devida decisão analise cuidadosamente e considere também as desvantagens.
Continue a leitura e tenha mais conhecimento sobre o FGTS, para que possa tomar a melhor decisão.
Conheça quais vantagens do saque
Estaremos mencionando quais são as principais vantagens, que traz o benefício do saque-aniversário, para os brasileiros.
É uma excelente alternativa, principalmente para quem deseja quitar dívidas, receber um dinheiro extra, que antigamente não poderia ser sacado.
Além de sacar do saldo uma porcentagem, ainda tem a possibilidade de receber mais 1 parcela adicional.
Em termos de liquidez, o FGTS não é muito vantajoso, mais é uma ótima oportunidade usa-lo para investimentos mais rentáveis.
Conheça as desvantagens do saque
Assim como qualquer outro investimento tem sua desvantagens, o mesmo acorre por quem tem o interesse em optar pela alternativa de saque-aniversário.
Quando o cidadão escolhe o saque-aniversário em caso de demissões sem justa causa, só poderá depois de 2 anos retornar ao saque-rescisão.
Atualmente o FGTS tem uma rentabilidade de 3%,e ao retirar o dinheiro além de diminuir a quantia, seu lucro de rentabilidade também diminuirá.
Caso queira usar seu FGTS no financiamento de imóveis, saiba que a redução do saldo terá como resultado um aumento de juros no valor financiado.
Mas, fica a sua escolha decidir qual a melhor opção, e o que realmente pode favorece-lo, por fim, saiba como é fácil para solicita-lo.
Como realizar a solicitação do saque-aniversário
Primeiramente, fique ciente que é necessário que até o último dia do mês de seu aniversário possa realizar seu cadastro.
Esse cadastro, poderá ser feito em uma das agências da Caixa Econômica Federal, pelo site ou pelo aplicativo.
Agora se tratando do valor a receber, o mesmo poderá ser retirado até sessenta dias após o mês em questão.
Ex: Você fez aniversário em setembro, de acordo com o calendário desse ano, pode sacar o valor a partir do dia 1° do mesmo mês até dia 30 de novembro.
Sendo assim, o cidadão terá entre o 1° e 2° dia do mês de aniversário para receber, e com prazo final até 2 meses após a data.
Assim, segue os saques sucessivamente, e como pode verificar é muito simples para cadastrar-se.
Para maiores informações acesse o site oficial da Caixa.