Como inscrever-se no Programa Auxílio Vale gás
Conheça através desse artigo, todas as informações necessárias de como inscrever-se no auxilio gás para aliviar suas finanças!
Não iremos falar muito sobre o absurdo aumento no gás de cozinha, que deixou muitos brasileiros até mesmo sem condições para compra-lo.
Mas estaremos orientando todos os leitores da melhor maneira possível, para que consigam adquirir seu vale-gás.
Para quem ainda não está ciente desse novo programa, saiba que ele foi iniciado para ajudar as famílias brasileiras com mais vulnerabilidade.
Esse programa é instituído pelo Governo Federal, para que essas famílias tenham direito a metade do valor de um botijão de gás de 13 kg.
Sobre o Programa
Acreditamos que esse é um dos melhores projetos já lançados pelo Governo, principalmente na atual situação sócio econômica que se encontram milhões de cidadãos.
De contra partida, existem aqueles que menosprezam essa ajuda parcial do Governo, achando que os mesmos deveriam pagar o valor integral.
Mas, enfim o valor estipulado pelo Governo para colaborar com o cidadão brasileiro é no valor de R$ 52,00 correspondente a 50% do valor do gás.
Assim, sucessivamente conforme o aumento do gás de cozinha, o vale também será reajustado, para que permaneça a mesma porcentagem.
Segundo o ministro da cidadania SR. João Roma disse em uma entrevista, em nosso país jamais poderá faltar o gás para que a dona Maria faça feijão aos seus filhos.
De forma que através dessa medida o Governo mais uma vez conseguiu nitidamente alcançar milhares de brasileiros que passam por necessidade.
E sem dúvidas, cada um desses cidadãos são gratos por ter esse auxilio para completar sua renda mensal, além de poder ficar de cabeça erguida.
Mencionamos sobre cabeça erguida, pois muitos brasileiros passaram dias, sem ter seu gás de cozinha, devido a situação de escassez após os aumentos.
Reflita ! Se para quem ganha, um pouco mais de um salário mínimo, a situação já está difícil, não é mesmo ?
Agora imagine, para aqueles brasileiros que vivem com menos desse salário, e ainda tem que sustentar toda família.
Esse é um dos motivos que nos faz engrandecer o Governo Federal pela iniciativa do vale-gás no Brasil.
Auxílio gás, quem pode recebe-lo ?
Estaremos mencionando sobre algumas pequenas regras básicas, que deverá ser seguida para aqueles brasileiros que desejam receber o auxílio.
As famílias devem estar inscritas no Cadastro Único, e ter renda mensal inferior ou igual ao valor de R$ 550,00 meio salário;
Toda família que recebe o BPC, conhecido como benefício de prestação continuada da assistência social também tem direito;
Mulheres que sofreram violência doméstica e vivem sob medidas protetivas com sua família, tem direito se a mesma se encaixa nos demais critérios.
Saiba como cadastra-se no CadÚnico
Como mencionamos acima, é de extrema necessidade que o cidadão interessado tenha seu cadastro no CadÚnico.
Portanto, estaremos passando toda a relação de documentação, que deverá ser apresentada para realização do mesmo.
Da mesma forma que, para devida inscrição é obrigatório que se apresente ao Centro de Referência em Assistência Social, mais conhecido como CRAS.
Quando apresentar-se ao CRAS, é importante que seja maior de 16 anos e a preferência é que a responsável seja mulher.
E assim sucessivamente, a mesma leve toda documentação como titular e também dos demais familiares que residem na casa.
Documentos necessários
- CPF;
- Certidão de nascimento original;
- Identidade-RG
- Carteira profissional;
- Certidão de casamento, caso seja casado (a);
- Título Eleitoral;
Caso seja RANI, levar a Certidão Administrativa do Indígna.
Como participar do vale-gás
Primeiramente, o cidadão deverá comprovar sua vulnerabilidade social financeira para participar do projeto.
Assim, automaticamente sendo comprovado sua situação através da sua inscrição no cadastro único, o mesmo terá acesso as diversos benefícios.
Esses benefícios podem ser analisados com orientações na própria sede do CRAS, grande parte da população desconhece os mesmos, inclusive o vale-gás.
Entretanto, as famílias que já participam do projeto e recebe o BCP ou Auxílio Brasil, recebem imediatamente o Auxílio Gás.
Resumidamente, para que consiga o benefício do vale-gás deverá estar inscrito no CadÚnico e para realiza-lo basta levar a documentação acima.
Pois segundo o Governo Federal, é necessário esse primeiro cadastro para que tenha direito ao benefício do gás.
Para finalizarmos, fique ciente que por meio do Ministério da Cidadania é feito uma minuciosa triagem, referente ao selecionado contemplado.