Gestão Financeira para Empreendedores

Verifique, dicas essenciais sobre gestão financeira para empreendedores e analise por que o empreendedorismo virou tendência!

Publicidade

O país nunca teve tantas empresas cadastradas, impulsionadas por microempreendedores individuais (MEIs). No entanto, poucas empresas sobrevivem por pelo menos 5 anos.

Existem muitas razões pelas quais as empresas “morrem”. Mas um dos problemas mais comuns é a falta de planejamento.

Publicidade

Segundo, pesquisa divulgada pelo Sebrae mostrou que 14% dos empresários afirmaram que a maior dificuldade no primeiro ano de abertura de um negócio foi a falta de liquidez.

Entretanto, você sabia que isso pode ser resultado de uma má gestão financeira? Sim ! Isso pode ser ocasionado pela má administração.

Publicidade

Mas, para te ajudar a administrar melhor o seu negócio, reunimos 4 dicas essenciais de gestão financeira para empreendedores.

Gestão Financeira para Empreendedores

Gestão Financeira para Empreendedores

Continue sua leitura e verifique isso agora mesmo!

Gerencie o fluxo de caixa

O caixa é um dos processos importantes para o desempenho da empresa, por isso não se esqueça de gerenciar bem seus processos.

Para fechar seus livros, certifique-se de registrar todas as entradas (vendas) e saídas (pagamentos). Esta operação deve ser realizada diariamente e compara o valor em dinheiro com as informações de vendas e pagamentos.

Contudo, também pode encontrar cadernos que facilitam o fluxo de caixa em papelarias.

Você pode selecioná-los ou, se for mais fácil, gerenciá-los usando um programa de computador como o Excel.

Também, é importante garantir que os dados sejam registrados diariamente, para que não ocorra nenhuma falha no final do mês.

Separação entre pessoas singulares e pessoas coletivas

Geralmente, é muito comum que empreendedores acabem misturando seus recursos pessoais (individuais) com os de uma pessoa jurídica (empresa).

É boa prática que esses valores não se misturem, principalmente por questões contábeis, como declaração de imposto de renda.

O segundo ponto é que esta é uma das principais razões pelas quais as empresas vão à falência, portanto, procure ficar bem atento.

Toda empresa tem obrigações financeiras, certo? Para muitos empresários, tirar dinheiro da caixa registradora para fins pessoais é uma ocorrência comum, mais que leva ao fracasso e impacta o negócio.

Pois, o valor destinado ao empreendedor deve ser o lucro, ou seja, o saldo contábil é apurado ao final de cada mês e medida a rentabilidade do negócio.

Faça o controle mensal

Inicialmente, a gestão financeira de qualquer negócio envolve múltiplas interfaces no processo, desde o pagamento de fornecedores pelos serviços até a folha de pagamento dos funcionários.

Para os empreendedores existem muitas atividades que envolvem a gestão financeira, por isso é muito necessário contar com ferramentas que facilitem o controle das informações. Assim você não se perderá!

Entretanto, é importante acompanhar todos os créditos, custos e despesas ao longo do mês. Esse processo é chamado de saldos contábeis mensais.

Ou seja, através dele consegue entender como está evoluindo, além de ter controle de todo o desempenho financeiro da empresa.

Você pode fazer isso de maneiras mais simples, mas o ideal seria aprender um pouco de contabilidade básica, para obter o equilíbrio certo.

Contrate um bom contador

Toda empresa precisa de um contador, isso é fato! Portanto, para evitar “perder tempo” com a contabilidade mensal, é fundamental trabalhar com um contador de confiança.

Esse profissional não é responsável apenas pelo processo de abertura ou fechamento de um negócio, mas é parte importante na manutenção do desempenho do negócio.

Por isso, não deixe de investir em um bom contador para facilitar a gestão financeira dos empreendedores.

Além de elaborar balanços mensais e anuais e demonstrações de lucros e perdas (DRE) da sua empresa, ele dará todo o suporte necessário para as operações do dia a dia.

Acima, mencionamos como a mistura de fundos pessoais com fundos da empresa pode impactar negativamente os negócios.

Mas, vale acrescentar que a falta de compreensão dos segmentos de mercado e das principais definições do Código Uniforme do Trabalho (CLT), são erros comuns que também podem levar à falência da sua empresa.

Por fim, para ter sucesso nos negócios, você precisa saber mais sobre gestão financeira como empreendedor.

0

Carregando Vaga…