Investimento Indexado é Preferência Mundial
Inicialmente, entenda por que o investimento indexado é preferência mundial, entre altos e baixos no mercado financeiro!
Atualmente, existe muitos investidores em índices que dizem que é melhor seguir o S&P 500 do que seguir os índices mundiais.
Por outro lado, o investimento em índices deve ser a preferência da maioria das pessoas.
Aliás, sabemos que vencer o mercado é muito complexo e quase impossível vencê-lo de forma consistente.
Portanto, escolher um fundo de investimento de índice ou ETF é a maneira mais segura de aumentar seus ativos o mais rápido possível.
Mas o investimento em índices não é totalmente passivo e você precisa escolher um índice.
O S&P 500 é uma escolha muito popular, porque historicamente teve retornos muito bons.
Contudo, outros dizem que seria melhor diversificar mais e investir no MSCI World, que investe não apenas nos EUA, mas em todo o mundo.
Algumas pessoas acham que é melhor focar no S&P 500
Embora a diversificação pareça um bom conselho, algumas pessoas pensam que é melhor investir apenas no S&P 500 e não prestar demasiada atenção ao MSCI World.
Primeiro, o S&P 500 superou consistentemente o MSCI World Index. A única coisa que melhora o índice é que ele é menos volátil, mas enquanto não houver uma estratégia de compra e manutenção e não cedermos ao pânico, o S&P 500 tem um caminho melhor.
Mas a chave é, em que circunstâncias o crescimento económico mundial será melhor do que o dos Estados Unidos?
Será possível que os Estados Unidos façam coisas más de forma consistente (em vez de pontualmente) enquanto o mundo faz coisas boas?
Isto é, em teoria, os Estados Unidos poderiam muito bem ter um desempenho ruim, enquanto o resto do mundo teria um bom desempenho.
Entretanto, se olharmos mais profundamente, se os Estados Unidos estiverem a ter um desempenho fraco, é provável que o resto do mundo esteja ainda pior.
Pois, se o mundo tiver um desempenho melhor do que os Estados Unidos, não perderá tanto.
Principalmente, porque as empresas do S&P 500 são muito internacionais e ganharão algum.
O que acontece se algo der errado
Depois há a outra perna! Se algo correr mal no mundo, é provável que alguns países entrem em falência e as suas empresas passem a valer zero.
Podemos dizer o mesmo sobre a América? É possível que o S&P 500 valha zero? O argumento a favor do S&P 500 é convincente.
Na verdade, a única razão para escolher o MSCI World é a menor volatilidade, pois ao alargar a base de empresas e universos de investimento, haverá mais de correlação para compensar os tempos difíceis.
Afinal, a diversificação para além de um determinado nível, destina-se a evitar a volatilidade e não a melhorar a rentabilidade.