Preparação Insuficiente de Reservas
A principio, entenda os problemas decorrentes da preparação insuficiente de reservas, e tire suas dúvidas sobre o assunto em questão.
Ter um fundo de emergência é um passo muito importante, mas é primordial que ele seja proporcional aos seus gastos.
Por exemplo, digamos que uma pessoa dimensione inicialmente seu fundo de emergência com base em despesas pessoais, que totalizam cerca de R$ 2 mil.
Então, com o tempo, a pessoa constituiu família e passou a ter dependentes e sua despesa coletiva aumentou, sem um aumento correspondente nas reservas, compreende?
Bem como, se uma pessoa perder uma das suas fontes de rendimento, as suas reservas podem não ser suficientes para cobrir as despesas necessárias durante a transição.
Agora imagine outra situação, em que o valor dos investimentos diversificados de alguém seja superior ao montante necessário para um fundo de emergência.
Esses investimentos são:
- Plano de previdência privada;
- LCI vinculado ao CDI – 5 anos;
- Carteira de ações.
Neste caso, quaisquer investimentos não funcionariam como reservas de emergência, isso porque não proporcionam liquidez.
O LCI e os planos de pensões irão certamente prejudicar a rentabilidade porque serão antecipados se forem necessários levantamentos antecipados.
As ações podem ser relativamente líquidas, no entanto, podem ser altamente voláteis, o momento da venda pode ser ruim e você pode precisar vender uma boa ação por um preço mais baixo do que deseja.
Como já mencionamos, o ideal é investir as reservas de emergência em ativos líquidos e de baixa volatilidade, como títulos do Tesouro Selic, fundos DI de alta liquidez ou, em última análise, em poupança.
Oportunidade de reserva
Se você já possui uma reserva para contingências grande o suficiente, também pode considerar a criação de uma reserva de oportunidades.
Que é uma quantia de dinheiro que você reserva para aproveitar boas oportunidades que possam surgir.
Esta parte da reserva deve ser utilizada para tirar partido dos movimentos do mercado, tais como IPOs, obrigações, descidas de preços de ativos/ações, etc.
Em 2020, vimos vários exemplos de boas oportunidades surgindo, por exemplo, entre fevereiro e março.
E o índice Bovespa caiu cerca de 40% e um grande número de ações caiu, proporcionando boas oportunidades de valorização durante a recuperação do mercado.
Ainda para lembrar o bom momento em 2020, foi lançado múltiplos IPOs baseados nos movimentos de abertura e fechamento da curva de juros, com entradas e saídas a taxas pré-fixadas.
Para os recursos oriundos de reservas de oportunidade, recomenda-se também a realização de investimentos seguros, com baixa volatilidade, altíssima liquidez e a maior rentabilidade possível.
Complemento sobre a preparação insuficiente de reservas
Um fundo de emergência é dinheiro que deve ser guardado caso algo inesperado aconteça.
Principalmente, porque pode proporcionar uma sensação de segurança e tranquilidade, quando despesas imprevistas estão envolvidas.
Afinal, ter um fundo de emergência pode ser uma grande ajuda para a saúde financeira de qualquer pessoa, e sem dúvida será um alívio quando você precisar acessá-lo e tiver o tamanho certo.
Enfim, é importante estimar suas reservas de emergência com base nos níveis de despesas, número de dependentes, tempo e tipo de ocupação, além de outras questões relevantes.
Além disso, deve ser investido em ativos líquidos e de baixa volatilidade para que você não seja surpreendido quando precisar acessá-lo.